Como trabalhar o desenvolvimento pessoal?

Como trabalhar o desenvolvimento pessoal?

Como trabalhar o desenvolvimento pessoal

No artigo de hoje vamos falar sobre como trabalhar o teu desenvolvimento pessoal e descobrir como é que trabalhares em ti impacta a tua vida. O desenvolvimento pessoal tem como objetivo melhorar a nossa qualidade de vida e desenvolver as habilidades pessoais de cada um de nós, contribuindo para a construção do nosso conhecimento, realização de sonhos e aspirações.


Na prática, o desenvolvimento pessoal é, nada mais nada menos, do que trabalharmos em nós próprios, adquirirmos conhecimento, desenvolvermos e melhorarmos competências, utilizando ferramentas e adquirindo os hábitos certos. Trabalharmos para sermos a melhor e mais feliz, versão de nós próprios.


“O nosso nível de sucesso raramente excede o nosso grau de desenvolvimento pessoal, pois o sucesso é algo que é atraído pela pessoa em que nos tornamos” Jim Rohn 



Em que áreas podes trabalhar o teu desenvolvimento pessoal?

O desenvolvimento pessoal pode ser trabalhado em todas as áreas que podem ser impactadas pela nossa evolução, por exemplo:

  • autoconhecimento;
  • motivação;
  • liderança;
  • comunicação;
  • gestão do tempo;
  • poder pessoal;
  • produtividade;
  • qualidade de vida;


O que podes fazer para melhorar o teu desenvolvimento pessoal?

Todas as atividades que permitam evoluir melhoram o teu desenvolvimento pessoal. Tudo o que contribua para a construção do teu melhor eu, para a aquisição de novas aptidões e competências, para melhorar as tuas forças e talentos e para te preencher no teu desenvolvimento pessoal. Partilho contigo algumas sugestões abaixo, mas podes também espreitar este meu vídeo sobre escolher investir diariamente em nós próprios.

Ler

Ler é inegavelmente uma excelente atividade para melhorar o desenvolvimento pessoal. Se queres aprender uma determinada competência, podes escolher optar por livros técnicos. No entanto, aquilo que podes não perceber numa primeira instância é que ler ficção também te ajuda a melhorar o teu vocabulário, a tua ortografia e até a tua criatividade.


Fazer formações online

Aprender algo novo através de uma formação, workshop ou curso online é outra óptima forma de trabalhares o teu desenvolvimento pessoal. Foi exatamente a pensar nisto que criei o Programa Mensal de Formação Contínua e Mentoria. Este Programa foi desenhado para te colocar numa aprendizagem constante nas áreas de minimalismo, gestão do tempo, produtividade, bem-estar e organização. Se quiseres ganhar competências nestas áreas, podes juntar-te a mim e a esta comunidade maravilhosa, onde o objetivo é precisamente melhorar a nossa qualidade de vida e trabalharmos o nosso desenvolvimento pessoal.


Refletir ao final de cada dia

O nosso ritmo no quotidiano tende a ser tão acelerado que, muitas vezes, não temos a capacidade de parar e analisar o que está a acontecer à nossa volta. Sempre que queremos perceber se algo está a funcionar da melhor forma, temos de analisar conclusões e resultados. Assim sendo, porque não chegar ao final do dia e ganhar também este hábito? Ter esta sensibilidade de perceber o que correu bem no nosso dia, o que correu mal, que atitudes menos boas podemos ter tido e como podemos melhorar isso permite-nos ver onde existe espaço para crescer. Podes, por exemplo, utilizar o Journaling para fazê-lo.


Apostar no networking

Interagires com diferentes pessoas faz com que facilmente trabalhes o teu desenvolvimento pessoal. Todos nós, enquanto seres humanos, somos diferentes e é exatamente com essa diferença que podemos facilmente aprender uns com os outros. Seja através da partilha de experiências, de novas ideias e até para melhorares as tuas competências de compreensão e comunicação, o falar e interagir com pessoas vai sempre acrescentar ao teu crescimento como pessoa.


Ultrapassar um medo

O medo é, muitas vezes, um bloqueio ao desenvolvimento pessoal. Pode existir algo que queremos muito fazer, mas se sentimos medo, é possível que não sejamos capazes de fazê-lo agora (ou quiça nunca). Se não sairmos dessa zona de conforto, nunca conseguiremos evoluir enquanto pessoas. Por exemplo, se tens medo de falar em público, estás a impedir-te de efetivamente melhorar as tuas capacidades de comunicação e a tua confiança. Enquanto não deres um passo na direção desse bloqueio, dificilmente vais evoluir nesses campos.



Trabalhar o autoconhecimento

Trabalhar o teu desenvolvimento pessoal é automaticamente sinónimo de trabalhares o teu autoconhecimento. Na verdade, quanto mais conhecimento vais adquirindo, mais tato vais ganhando contigo próprio. Vais compreender-te melhor, perceber ao detalhe as tuas atitudes e motivações e passar a saber exatamente o que despoleta reação x ou y. Quanto melhor te conheceres a ti próprio, melhor vais conseguir também perceber as tuas forças e fraquezas, e ganhar estratégia sobre aquilo que queres trabalhar.



Aprender com Especialistas

Aprender com especialistas e escolher alguém como mentor podem ser outros excelentes contributos para o nosso desenvolvimento pessoal. Como já referi, aprender com os hábitos e percursos de outras pessoas é uma excelente forma de crescimento pessoal e por isso faz todo o sentido que te aprendas com alguém que efetivamente domine os assuntos sobre os quais queres aprender. “Beberes” de um conhecimento de um mentor é maravilhoso e, na maioria dos casos, mais enriquecedor do que as formas de aquisição de conhecimento mais tradicionais.



Planner de Desenvolvimento Pessoal

Com este planner de desenvolvimento pessoal, vais poder definir a forma como queres trabalhar os teu desenvolvimento pessoal a curto e a longo prazo. Podes fazer o download gratuito deste planner no formulário seguinte.

.

Se gostaste deste pin, guarda-o no Pinterest

Leave A Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *