Como conseguir esvaziar a cabeça, com a ajuda do brain dump?

Como conseguir esvaziar a cabeça, com a ajuda do brain dump?

esvaziar a cabeça com o brain dump

Atualmente, estando tão sujeitos a diferentes estímulos e a ritmos de vida desafiantes, somos constantemente obrigados a reter informação. Sejam tarefas, pensamentos ou preocupações, a verdade é que a nossa mente está frequentemente a ser utilizada em excesso, o que muitas vezes se traduz em esquecimentos, noites mal dormidas, stress, ansiedade, etc. Para evitar esta sobrecarga, esvaziar a cabeça deveria ser uma prática diária e, neste artigo, quero ensinar-te a fazê-lo através do brain dump.



O que é o brain dump?

O brain dump é o ato de expressar e registar todos os pensamentos, ideias e preocupações que estão na nossa cabeça, de uma forma consciente mas sem qualquer tipo de julgamento. Estes registos não precisam de ser organizados; a ideia é efetivamente escrever à medida que o pensamento surge, sem procurar coerência ou ligações propositadas. O principal objetivo é realmente esvaziar a mente.



Brain dump, journaling e bullet journal

A grande diferença do brain dump para o journaling e o bullet journal é a não necessidade de organização. O brain dump é, como o próprio nome indica, um descarregar de todos os pensamentos. Podem ser completamente aleatórios e não estarem diretamente relacionados uns com os outros. Essa informação não é organizada no momento, mas sim à posteriori e apenas se efetivamente for necessário.


No journaling, por norma, a escrita é guiada, seja por questões ou pelas nossas próprias motivações. Além disso, o journaling passa muito por escrevermos apenas sobre nós próprios e tudo o que nos impacta, anima ou preocupa (Se gostas deste processo convido-te a aderir ao Desafio 28 dias de Journaling e fazeres este caminho de autoconhecimento). Já no bullet journal, a informação é organizada, cada página tem um propósito próprio.



Benefícios do brain dump

A prática do brain dump permite-te:

  • Esvaziar a mente, permitindo-te melhorar o teu foco e concentração;
  • Reduzir os sentimentos de ansiedade, stress e depressão;
  • Melhorar a capacidade de memória;
  • Ganhar novas perspetivas e motivações sobre ti próprio, as tuas ideias e os teus pensamentos;
  • Ter uma série de informações importantes num só local, que podem ser facilmente organizadas caso assim o desejes e gerar listas de tarefas, por exemplo.


Como fazer esvaziar a cabeça com o brain dumping?

Escolhe um lugar onde fazer brain dumping

Podes optar por um caderno em branco (aquilo que recomendo) ou optar por um suporte digital, como um simples documento em Word. Recomendo-te apenas que tenhas apenas um local onde fazê-lo, para que a informação esteja concentrada no mesmo local caso necessites de encontrá-la.


Escreve tudo o que te vai na cabeça

Sempre que sentires que a tua mente começa a acumular demasiada informação e que precisas de esvaziar a cabeça, escreve sobre tudo aquilo que te apetecer. Podes escrever sobre os teus pensamentos, os teus sentimentos, as tuas tarefas, o que está a acontecer na tua vida, os teus objetivos, os teus sonhos, os teus planos, as tuas preocupações, os teus medos… Literalmente, tudo o que estiver a encher-te a cabeça a alma.


Idealmente, deves praticar o brain dump pelo menos uma vez por dia. Pessoalmente, gosto de fazê-lo ao final do dia, para garantir que vou dormir sem o constrangimento de ter a cabeça “cheia” de coisas que tenho de me lembrar no dia seguinte. Como já referi muitas vezes, a nossa cabeça não é para guardar informação, é para pensar. O que deve guardar a informação são os nossos locais de depósito (agendas, cadernos, telemóveis, etc.).


Revisita a informação

Caso sintas necessidade, podes sempre organizar a informação quando tiveres mais disponibilidade. Podes organizá-la em listas de tarefas, em listas de objetivos ou de ambições. Ainda que o propósito seja esvaziar a cabeça, isto não significa que não possas aproveitar “sumo” para orientações futuras.



Como fazer brain dump?

.

Se gostaste deste artigo, guarda-o no Pinterest

Leave A Comment

O seu endereço de email não será publicado.