Minimalismo

7 Dicas para um Natal Minimalista

natal minimalista

Antes de partilhar as 7 Dicas para o vosso Natal, gostaria de falar da minha perspectiva acerca do que é um Natal Minimalista.

O que é um Natal Minimalista?

É um Natal onde o essencial é privilegiado face ao supérfluo, no qual se dá preferência e destaque ao que realmente importa e se elimina tudo o resto, nomeadamente os excessos.

Todos sabemos que o Natal está cada vez mais associado ao consumismo, ao dinheiro e menos aos valores e às experiências, sendo no meu ponto de vista uma tendência muita negativa na sociedade actual.

Tendência essa que aos poucos temos de tentar inverter, a bem da nossa felicidade e bem-estar, assim como da sustentabilidade do planeta e do futuro das gerações vindouras.

Aconselho a leitura do artigo O que é o Minimalismo

Quem pode adoptar um Natal Minimalista?

Resposta muito fácil, TODOS! Todos podemos e devemos viver uma quadra natalícia focada na família, nas pessoas que amamos, nas experiências, nas gargalhadas, no tempo de qualidade, nos abraços, na esperança, na tranquilidade.

Pense comigo, para quê…

  • gastar rios de dinheiro em presentes sem significado ou utilidade?
  • usar o dinheiro para impressionar e agradar a quem amamos?
  • mostrar amor através das coisas materiais?

Se pensarmos bem no final do dia, nada disso conta, o que conta são as outras coisas, aquelas que não se medem, compram ou comparam! Certo?

7 Dicas para um Natal Minimalista

Estas 7 dicas têm como objectivo facilitar a preparação e a vivência da quadra natalícia, e ajudar-nos a focar essencial.

1. Definir um orçamento

Para evitar derrapagens e excessos é sempre um excelente ponto de partida definir um orçamento para presentes, mercearias e afins. Mas não devemos ficar pela definição, é essencial cumpri-lo!

Sugiro a leitura do artigo 18 ideias para Presentes Minimalistas

2. Planear e Organizar

Digo muitas vezes que Minimalismo também é planeamento e organização. Para mim são coisas indissociáveis que combinadas têm um potencial incrível para nos facilitar o dia-a-dia.

E no Natal não devemos de descurar desse potencial, devemos de usá-lo em nosso favor e portanto não se esqueça da Lista de Presentes, da Ementa de Natal, da Lista de compras, da Lista de Tarefas familiar, etc.

3. Dizer não

Ao que não queremos fazer, ao que não queremos comprar, aos locais onde não queremos ir, às pessoas com quem não queremos estar. Dizer não com assertividade e bom senso não pode nem deve melindrar ninguém.

4. Partilhar tarefas

Refiro muitas vezes que nós mulheres somos prodígios em acumular tarefas e afazeres, por isso neste Natal partilhe e delegue tarefas sem receios.

E que bom que vai ser partilhar a preparação do Natal com quem gostamos!

5. Criar memórias

Fazer deste Natal um Natal especial e cheio de memórias para a vida, façam jogos, cantem juntos, vejam fotos antigas, desfrutem do tempo em família!

6. Menos é mais

Em tudo na vida e inclusive no Natal! Menos presentes, menos compras, menos afazeres, menos comparações, menos decorações, menos tempo perdido. Aproveite a magia do Natal e faça o que realmente o faz feliz!

7. Ficar offline

O melhor da vida acontece offline, desligue-se e viva de forma consciente e presente o Natal.

Guarde este artigo no Pinterest para ter sempre à mão as 7 Dicas para um Natal Minimalista

E não sou só eu quem fala de Minimalismo no Natal, recomendo a leitura dos seguintes artigos: Artigo 1 | Artigo 2 | Artigo 3

(Visited 622 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *