O bem-estar é um conceito subjetivo que diz respeito às percepções e avaliações que uma pessoa faz relativamente ao seu funcionamento, em áreas como a sua dimensão física, os afetos, o funcionamento psicológico e social.
O que é o bem-estar?
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a saúde pode ser definida como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença ou enfermidades”.
Isto mostra-nos que não basta apenas não ter nenhuma doença; é necessário estar bem consigo mesmo e com o corpo, sem sentir dores ou tristeza, de forma a atingirmos o estado de bem-estar.
Dimensões do bem-estar
São normalmente distinguidas 4 dimensões de bem-estar:
- o bem-estar físico;
- o bem-estar emocional;
- o bem-estar psicológico;
- o bem-estar social.
Para atingir o bem-estar físico, é importante ser ativo e praticar exercício físico. A sua prática traz-nos benefícios inegáveis como o aumento da esperança média de vida ou a diminuição do stress e ansiedade.
Já o bem-estar mental (que inclui a componente emocional e psicológica), consegue-se através da alegria e das atitudes positivas. Por isso, evita sentimentos e pensamentos menos positivos.
Por último, o bem-estar social diz respeito às relações sociais de cada indivíduo. Para estar bem socialmente, é necessário manter boas relações com a família, no ambiente de trabalho e com a sociedade em geral. Essa interação com outros indivíduos é fundamental para o ser humano.
Em suma, para ter saúde é fundamental estar feliz e em forma. É igualmente importante ter um bom convívio social, ter amigos e relacionarmo-nos connosco próprios e com os outros. Desta forma, é percebemos que, infelizmente, ter saúde não é fácil e não é sempre possível.
Ainda assim, devemos trabalhar diariamente em nós próprios de forma a estarmos bem e saudáveis. Optar por não o fazer pode trazer consequências como dores físicas, insónias, conflitos nas relações ou os outros e mudanças de humor.
18 Dicas de bem-estar para aplicar no dia a dia
- Acalmar a mente;
- Rir mais;
- Praticar mindfulness;
- Cultivar pensamentos positivos;
- Não procrastinar;
- Criar e manter relações e conexões verdadeiras com os outros;
- Assumir a responsabilidade pela nossa vida;
- Fazer um detox digital;
- Dormir e descansar o suficiente;
- Cuidar da alimentação;
- Praticar exercício físico;
- Ser organizado;
- Purificar o ar de casa;
- Destralhar o que está a mais;
- Desenvolver o autoconhecimento, como por exemplo com o journaling;
- Ter hobbies que nos preencham;
- Fazer voluntariado;
- Usar aromaterapia;
36 Coisas que podes fazer por ti
Começa hoje mesmo a cuidar de ti com a ajuda das “36 Coisas que podes fazer por ti”. Podes fazer o download gratuito deste mini-ebook no formulário abaixo.
Obrigada,
Irás receber as 36 coisas que podes fazer por ti no teu e-mail.
Queres cuidar mais de ti e incluir o auto-cuidado no teu dia-a-dia? O HANDS ON: Cuida mais de ti é a solução.
Este trata-se de um curso prático e intensivo para te ajudar a “colocar mãos à obra”, dando-te todas as ferramentas para cuidares mais de ti, para simplificares a tua vida e deixares de perder tempo na hora de vestir. Esta é a solução para quem quer iniciar uma prática de auto-cuidado e simplificação diária!