10 Ferramentas de produtividade e gestão do tempo para adoptar em 2021

10 Ferramentas de produtividade e gestão do tempo para adoptar em 2021

Ferramentas de produtividade e gestão do tempo

Para começar 2021 com foco na nossa produtividade e gestão do tempo, de forma flexível e sem stress, aconselho que adoptes as seguintes ferramentas de produtividade e gestão do tempo.


10 Ferramentas de produtividade e gestão do tempo

1. Técnica Pomodoro

Um técnica muito simples e super eficiente, que nos ajuda a conseguir mais foco, concentração e a concluir tarefas. Esta técnica desenvolvida por Francesco Cirillo é uma das minhas preferidas para manter a minha produtividade sempre ao mesmo nível. Sabe mais sobre a Técnica Pomodoro aqui.

2. Matriz de Eisenhower

Para conseguir ser mais eficiente há que priorizar as tarefas pendentes. A Matriz de Eisenhower é uma excelente ferramenta simples para nos ajudar na priorização de tarefas, ajudando-nos a distinguir o importante do urgente de forma rápida e eficiente. Sabe mais sobre a Matriz de Eisenhower aqui.

3. Princípio de Pareto

Princípio de Pareto ou “Regra dos 80/20”, deve o seu nome ao Economista Italiano, Vilfredo Pareto, e é um dos conceitos mais úteis na gestão do tempo, na nossa produtividade e na vida. A Regra dos 80/20 diz-nos que 80% dos efeitos vêm de 20% das causas. Sabe mais sobre o Princípio de Pareto aqui.

4. Single Tasking

É a arte de fazer uma coisa de cada vez e fazer uma coisa de cada vez de forma focada e consistente é sem dúvida, a melhor forma de vermos as coisas feitas. Concentrando-te única e simplesmente na tua tarefa mais importante, poderás reduzir até 50% ou mais o tempo necessário para a concluir.

5. Objetivos SMART

Definir objetivos de forma SMART é sem dúvida uma excelnte forma de nos ajduar no nosso foco e produtividade.


SMART é um acrónimo, formada pelas iniciais, de: Specific, Mensurable, Achievable, Realistc e Time-based. 

Ou seja, cada objetivo deve ser: específico (claro), mensurável (devemos conseguir medi-lo), atingível (deve ser alcançável), realista (possível de realizar) e ter um prazo definido para a sua concretização. Sabe mais sobre objetivos SMART aqui.

6. Agenda ou Calendário

Manter uma agenda organizada é fundamental para ter disciplina, foco e aumentar a produtividade. Não há fórmulas mágicas ou infalíveis quando o tempo parece pouco para tanta coisa que temos para fazer, (e aqui volto a salientar a importância de definirmos as nossas prioridades), mas existem algumas regras básicas para conseguirmos organizar a agenda e fazer uma gestão adequada do nosso tempo, fica a par de quais são aqui.

7. Listas

As Listas são a par com a agenda, uma ferramenta de organização pessoal indispensável, que nos ajuda na gestão do nosso tempo. Sabe mais sobre o poder das listas aqui.

8. Brain Dump

A cabeça é feita para ter ideias não para armazenar informação, este é um dos pressupostos do método GTD do David Allen e é sem um passo fundamental para um equilíbrio entre a nossa sanidade mental e a produtividade. Despeja a tua cabeça para o papel com regularidade e desfruta da paz e tranquilidade desta técnica.

9. Planeamento semanal

Imprescindível para uma vida mais calma, organizada e tranquila está o planeamento semanal. Como os imprevistos podem comprometer todo um planeamento. Por isso sou apologista de que devemos planear somente 70% do nosso tempo, criando assim espaço para os imprevistos, ou seja, por forma a que o nosso planeamento não fique totalmente comprometido e não ponha em causa o que temos mesmo de fazer! 

10. Descanso intencional

Muitas vezes negligenciado quando se fala de produtividade está a importância do descanso. Sim, descansar é essencial, fundamental para a nossa sobrevivência e é tão importante como trabalhar! Sabe tudo neste artigo.


Todos estes conceitos são desenvolvidos e explicados de forma simples através de uma metodologia única e de fácil aplicabilidade no HANDS ON™️: aumenta a tua produtividade. Mais informações aqui ou via email para info@claudiaganhao.pt

Se gostaste deste artigo guarda-o no Pinterest

6 Comments

  1. Denise Oliveira

    Olá Cláudia.

    Obrigada pela aprendizagem que tive este ano através dos cursos e do blog, gosto e acompanho a newsletter.

    Bem haja por too o trabalho, sucesso para o novo ano.

    Beijinho

    1. claudia

      Querida Denise, muito obrigada por estar desse lado! 🤍
      Um beijinho enorme para si no seu 🤍

  2. eu amei muito esse post, já cliquei nos links para entender melhor sobre cada tópico
    depois que eu conheci o bullet journal eu não abandono mais pq nele eu consigo colocar mais de uma dessas práticas

    bjsss
    Carol Justo | Justo Eu?!

    1. claudia

      Olá Carol, que bom que gostaste deste post! Fico feliz! Tb gosto muito do Bujo!

  3. Acho muito interessante, pois irá me ajudar a mim e a
    muitas pessoas, no desenvolvimento pessoal.

    1. claudia

      Obrigada querida Isabel! Um beijinho 😘

Leave A Comment

O seu endereço de email não será publicado.