Minimalismo no dia-a-dia
Minimalismo no dia-a-dia

Tenho escrito sobre Minimalismo, sobre os seus benefícios, mas tenho sentido falta de partilhar como aplicar o minimalismo no dia-a-dia.
É o que hoje pretendo com este artigo: partilhar contigo o meu minimalismo no dia-a-dia. Antes de começar, relembro que o Minimalismo é identificar o essencial e eliminar o resto.
Podes ler também: O que é o Minimalismo
Com esta definição, podes compreender que o meu Minimalismo é diferente do teu, pois o que é essencial para mim não é para ti, e está tudo bem! Para mim, é esta a grande magia do Minimalismo: as regras são feitas por cada um de nós e de acordo com o que é essencial para cada um.
Esta flexibilidade e adaptabilidade do Minimalismo é meio caminho andado para que esta filosofia de vida resulte mesmo, quando a adoptamos no dia-a-dia.
O Minimalismo chegou à minha vida há aproximadamente 1 ano e aos poucos tem mudado toda a minha forma de estar na vida.
Para saber Como o Minimalismo entrou na minha vida
Identificar o que era efectivamente essencial na minha vida foi por si só um processo daqueles, pois estive durante algum tempo confusa, à mercê do que a sociedade me impunha, refém do dinheiro e do socialmente adequado.
Felizmente, reconheci a tempo que não estava feliz e realizada, felizmente tive ao meu lado as pessoas certas para me suportar e dar força e finalmente consegui ver claramente o meu caminho, ou seja, consegui identificar o meu essencial.
E depois de ter o meu essencial bem presente, comecei a eliminar tudo o resto e cheguei ao meu Minimalismo.
Acredito realmente que este estilo de vida Minimalista, com foco no essencial, mais simples e mais leve é tão poderoso que nos leva a viver de forma mais tranquila, plena e feliz.
Quais são os Benefícios do Minimalismo?
Eu tenho experienciado tudo isso no meu dia-a-dia. Assumo também que não é de um momento para o outro que tudo isto acontece e que a vida vira um mar de rosas. Obviamente que não, e se dissesse o contrário estava a ser hipócrita.
Há fases mais desafiantes em que me esqueço de muitas das coisas que defendo, e vivo na confusão, totalmente desfocada deste modo de vida, mas aprendi a aceitar esses momentos. Tento sempre aprender com eles, agradeço e devagar retorno ao meu Minimalismo.
Como aplico o meu Minimalismo no dia-a-dia:
- Privilegiar as horas de sono [Dicas para dormir bem]
- Acordar com tempo [Dicas para facilitar as manhãs]
- Estabelecer diariamente as 3 tarefas mais importantes do dia e concretizá-las em primeiro lugar
- Fazer sempre uma tarefa de cada vez [Dicas Single Task]
- Passar mais tempo offline [Minimalismo Digital]
- Ver o email somente 2 vezes por dia
- Simplificar a minha agenda
- Ter tempo para não fazer nada
- Dizer não a compromissos, tarefas e situações que não me trazem valor acrescentado
- Meditar diariamente
- Fazer yoga no mínimo 2 vezes por semana
- Ler diariamente [Benefícios da Leitura]
- Desfrutar dos meus filhos e família sem interrupções
- Estar presente quando as minhas pessoas precisam de mim
- Preparar as nossas refeições
- Fazer compras conscientes [Comprar como um minimalista]
- Preparar sempre o dia seguinte
- Destralhar com frequência e não acumular tralha [30 coisas que deve deitar fora]
Menciono também que Leo Babauta é uma das minhas grandes inspirações e aconselho vivamente a leitura do seu Blog, Zen Habits.
Pretendo que este meu artigo te sirva de inspiração, te ajude a identificar o teu essencial, a criar o teu Minimalismo e viver a sua vida da melhor forma possível! Caso necessites de ajuda, não deixes de conhecer a minha Academia. Todos os dias, trabalho com carinho para te ajudar a simplificar a tua vida, a tua cabeça, o teu coração e tudo o que precisar de ser simplificado.
Guia Básico para Simplificar a Vida
Para te ajudar a dar os primeiros passos no minimalismo, criei este Guia Básico para Simplificar a Vida, que podes descarregar gratuitamente abaixo.

KARINA
nossa eu amei leer sobre minimalista artigos maravigoso kkk
claudia
Obrigada Karina!
Um beijinho
Ana Paula
Otima leitura, amei… tambem to nesse processo de me encontrar no minimalismo. Abrindo a mente para esse conceito, para o que realmente importa. bjos.
claudia
Obrigada Ana Paula!
E bem-vinda a uma vida mais simples! ❤️
Rosa Maria Oliveira
Muito obrigada, Cláudia.
Simplificar é bom
Rosa
claudia
É mesmo querida Rosa 💛